CETAS - Centro de Educação Técnico Profissional na área de Saúde de Rondônia

Fórum de Discussão
Rondônia - 30/9/2015 - Destaque
 CETAS REALIZA CURSO DE MULTIPLICADORES EM SEGURANÇA AO PACIENTE – ARIQUEMES/RO.
TURMA DO CURSO SEGURANÇA AO PACIENTE EM ARIQUEMES

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde/CETAS, Escola Técnica do SUS/Rondônia, realizou o Curso de: Multiplicadores em Segurança ao paciente, no Município de Ariquemes, no período de 31/08 a 04/09 de 2015. O curso contou com a participação de 20 servidores do Hospital Regional de Ariquemes, 03 de Cujubim, 02 de Monte Negro, 05 de Machadinho, 02 de Cacaulândia e 08 de Ariquemes totalizando 20 vagas, esses profissionais atuam no atendimento direto aos usuários do SUS. O curso apresenta carga horária de 40 horas e tem por objetivo multiplicar e capacitar os servidores de nível médio (técnicos em enfermagem), estimulando a adesão do Programa Nacional de Segurança do Paciente, nas Unidades de Saúde que prestam serviços aos Usuários do Sistema Único de Saúde. A Coordenadora do Curso, Enfermeira Joelma Rosária da Silva, informou que este visa proporcionar suporte teórico e acompanhamento junto aos servidores e respostas na implantação do NSP de cada município participante. Ela destacou que os fundamentos na qualidade e segurança ao paciente colaboram para a melhoria das práticas diárias resultando em uma melhor assistência ao usuário, a família e a comunidade. A Diretora Geral/CETAS, Enfermeira Mestre em Educação, Angelita Mendes, destacou que a ação educativa nessa área contou com o apoio do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês, uma vez que possibilitou a capacitação das profissionais de Enfermagem, Joelma Rosária da Silva – Coordenadora do Curso e Patrícia Oliveira da Silva - Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do H.B Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, como facilitadoras do Curso em Segurança ao Paciente. A Enfermeira e Facilitadora, Joelma Rosária, salientou que a implantação do curso no Estado de Rondônia, aumentará a segurança dos profissionais na realização dos procedimentos, orientando e estimulando condutas profissionais qualificadas que visem à melhoria do atendimento aos usuários do SUS. A Diretora Geral/CETAS, Enfermeira Mestre em Educação, Angelita Mendes, acrescentou que a qualificação dos trabalhadores de saúde nessa área é uma importante estratégia de promoção à saúde assegurando além da boa prática de funcionamento, padrões de qualidade nos serviços, oferecendo aos servidores que atuam na assistência em média e alta complexidade, a qualificação técnica e científica, possibilitando um melhor desempenho de suas atividades profissionais com competência e comprometimento com a gestão da saúde e um atendimento humanizado e pautado na qualidade.

Fonte: Assessoria de imprensa - CETAS

CETAS - Centro de Educação Técnico Profissional na área de Saúde de Rondônia
Todos os direitos reservados.